Cultura Digital

Cultura Digital



A tecnologia hoje introduzida na escola apresenta muitas dificuldades de utilização, devido á formação precária dos professores e a importante evolução do conhecimento dos alunos, sendo de grande ajuda e por outro lado podendo causar grande desajustes e falta de conexão entre professor e aluno.

Entre inúmeros fatores que contribuem para a falha na introdução da tecnologia nas escolas está cultura que implanta limites nos utilizadores da tecnologia na escola, o medo de mudanças, sendo esta a principal.

Os recursos não são bem distribuídos, formação inadequada, vários fatores que contribuem para que os professores se sintam perdidos na utilização das novas tecnologias. Alunos que já possuem um conhecimento dessas tecnologias podem ajudar os professores, mas se eles não se deixam libertar da cultura digital limitada, complicasse a aplicação das mesmas.O professor deve se deixar aprender e novas experiências iram surgir para contribuir para a quebra de barreira de que o professor deve só instruir e não aprender nada com o aluno, já que a ideia de que o professor saiba de tudo prevalece.  

A cultura digital deve avançar, a aula deve transforma-se, não ficando só resumida em um momento em que o professor tem por obrigação preencher de conteúdos e métodos instrucionistas e tradicionais, fato que não muda, sendo reproduzida através dos tempos.

Aqui segue um vídeo construído pelo nosso grupo, em uma atividade realizada pela disciplina Educação e Tecnologia: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário