Inteligências Múltiplas
Inteligências
Múltiplas foi uma teoria criada e desenvolvida por Gardner que através de
estudos que não satisfeito com o teste de Q.I. desenvolvido por Binet, buscou classificar as
inteligências múltiplas. As Inteligências múltiplas são um conjunto de
inteligências desenvolvidas através de habilidades individuais e podem ser
estimuladas sobre várias condições, dependendo da cultura e situação social do
sujeito e de como a escola passa a ajudar nesse processo. Dessa forma a criança
não passa a vista como menos inteligente e sim, passa a ser vista como sujeito
que desenvolveu uma habilidade mais forte que outra habilidade, uma habilidade
potencialmente maior que outra.
Aprendizagem
Significativa
A
teoria criada e desenvolvida por David Ausubel, a aprendizagem cognitiva, direciona na
aprendizagem cognitiva, é entendida como aquela resultante do armazenamento
organizado na mente do ser que aprende. Para ele, o fator que mais influencia a aprendizagem é aquilo
que o aluno já sabe ou o que pode funcionar como ponto de ancoragem para as
novas ideias. Ou seja, um ponto de amarração de novas informações.
O subsunçor é uma estrutura específica ao qual uma
nova informação pode se integrar ao cérebro humano, que é altamente organizado
e detentor de uma hierarquia conceitual que armazena experiências prévias do
aprendiz.
Na visão Humanista Novak vai além e diz, em sua teoria de
educação, que a aprendizagem significativa subjaz também a integração
construtiva de pensamentos, sentimentos e ações. Ou seja, que a aprendizagem
significativa estar debaixo junção construtiva de pensamentos, sentimentos e ações, é
mais do que só novas informações e subsunçores, a criança tem que ter um sentimento ou uma forte relação
com o que está sendo colocado para ela.
Atividades
As atividades que se encontram nesta postagem são desenvolvidas através do programa HotPatatoes, que nos foi apresentado durante as aulas de Educação e tecnologia. É um grande recurso que pode ser utilizado por professores e educadores que utilizam as tecnologias como ferramenta em sala de aula.
Essas atividades são relacionadas com os temas Inteligência Múltiplas/Aprendizagem Significativa, todas desenvolvidas com base nestes assuntos.
Experimentem!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário