Inteligências Múltiplas/ Aprendizagem Significativa

HotPatatoes


Inteligências Múltiplas

Inteligências Múltiplas foi uma teoria criada e desenvolvida por Gardner que através de estudos que não satisfeito com o teste de Q.I.  desenvolvido por Binet, buscou classificar as inteligências múltiplas. As Inteligências múltiplas são um conjunto de inteligências desenvolvidas através de habilidades individuais e podem ser estimuladas sobre várias condições, dependendo da cultura e situação social do sujeito e de como a escola passa a ajudar nesse processo. Dessa forma a criança não passa a vista como menos inteligente e sim, passa a ser vista como sujeito que desenvolveu uma habilidade mais forte que outra habilidade, uma habilidade potencialmente maior que outra.


Aprendizagem Significativa

A teoria criada e desenvolvida por David Ausubel, a aprendizagem cognitiva, direciona na aprendizagem cognitiva, é entendida como aquela resultante do armazenamento organizado na mente do ser que aprende.  Para ele, o fator que mais influencia a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe ou o que pode funcionar como ponto de ancoragem para as novas ideias. Ou seja, um ponto de amarração de novas informações.
O subsunçor é uma estrutura específica ao qual uma nova informação pode se integrar ao cérebro humano, que é altamente organizado e detentor de uma hierarquia conceitual que armazena experiências prévias do aprendiz.
Na visão Humanista Novak vai além e diz, em sua teoria de educação, que a aprendizagem significativa subjaz também a integração construtiva de pensamentos, sentimentos e ações. Ou seja, que a aprendizagem significativa estar debaixo junção construtiva de pensamentos, sentimentos e ações, é mais do que só novas informações e subsunçores, a criança tem que ter um sentimento ou uma forte relação com o que está sendo colocado para ela.   


Atividades

As atividades que se encontram nesta postagem são desenvolvidas através do programa HotPatatoes, que nos foi apresentado durante as aulas de Educação e tecnologia. É um grande recurso que pode ser utilizado por professores e educadores que utilizam as tecnologias como ferramenta em sala de aula.  
Essas atividades são relacionadas com os temas Inteligência Múltiplas/Aprendizagem Significativa, todas desenvolvidas com base nestes assuntos.

Experimentem!!


JMix
JQuiz           
JCross



      

Nenhum comentário:

Postar um comentário